Como fazer um vídeo que obtenha milhares de visualizações no youtube ?

O Youtube se tornou uma grande fonte de publicação e geração de conteúdo na internet. É totalmente gratuito e ainda é possível ganhar algum dinheiro com as visualizações, sendo parceiro do Youtube/AdSense. Existem algumas técnicas para você conseguir que seu vídeo seja visto por milhares de pessoas, sem precisar “encher o saco” de sua família com SPAM no e-mail. Algumas dicas bem simples que vlogueiros especialistas usam para conseguir milhares de views no Youtube.


1. Nome de arquivo amigável

A primeira coisa é usar os principais padrões de vídeo como formato preferencial de arquivo, especialmente os que gravam em melhor qualidade. É importante também que o nome do arquivo já tenha palavras chave importantes que descrevem o conteúdo do vídeo.
Se vai publicar um vídeo de apresentação de dança do seu grupo, então coloque o nome do grupo, além das palavras “apresentacao danca”. Algo como: “nome-grupo-apresentacao-danca.avi“.

2. Vídeos em alta definição (HD)

O Youtube gosta de vídeos gravados em HD preferencialmente, com resolições de 720p ao menos. Isso permite ao sistema oferecer os espectadores mais possibilidades de velocidade de conexão, facilitando que seu vídeo seja assistido por quem tem uma internet lenta ou usa o 3G do celular/tablet.

3. Título, descrição do vídeo e Palavras chave

Como um artigo em um blog ou site, é preciso que o título e a descrição na hora de enviar o vídeo (upload) também contenha as palavras chave mais importantes para aquele conteúdo. Descrição serve para descrever mesmo o vídeo, colocar os nomes importantes e até links de referência.
Crie um título informativo, que já indique o que realmente é o vídeo, pois as palavras contidas ali servirão para o Youtube identificar o material e também indexar na busca interna e na busca padrão do Google. Se quer ser encontrado, use as palavras certas.
Por fim, não esqueça de indicas as palavras-chave que realmente apontem para o conteúdo do vídeo.

4. Crie um canal

Todo vídeo precisa de um canal no Youtube, mas poucos são os que usam todos os recursos disponíveis para personalização. Personalize e dê uma cara profissional para seu canal e incentive as pessoas a seguirem, “Inscrever-se”, no canal. Quando a pessoa está inscrita, ela receberá notificações de novos vídeo.
Em todo vídeo, motive as pessoas a inscrever. Fale isso no vídeo de forma aberta.

5. Divulgação direta

Depois de publicado o vídeo, use o máximo de divulgação direta, especialmente nas redes sociais, com foco especial na página de seu projeto no Facebook ou Google+. Incentive as pessoas a clicarem no +1 do Google+, pois isso é um ótimo sinal para a indexação e o Youtube gosta disso.

6. Cliques em “Gostei”

O botão de “Gostei” do Youtube é a grande ferramenta de divulgação e indexação interna. É muito importante que você também fale de forma direta e peça para as pessoas clicarem no botão “Gostei” (que tem o sinal de positivo) como uma forma de motivação. Quanto mais “Gostei” o vídeo tiver, maiores são as chances de aparecer na primeira página do Youtube, como recomendação do sistema.

7. Favoritar

Outra grande fonte de divulgação é quando as pessoas clicam na opção “Adicionar a” e marcam “Favoritos”. Esse passo tem sido o mais importante para a divulgação interna no próprio Youtube. Eles selecional os melhores a partir desses sinais para colocar na Home, na página inicial, baseado em suas preferências quando você está logado ou quais os mais assistidos e melhor classificados para quando não se está logado.

8. Envie vídeos regularmente

Se seu objetivo é produzir conteúdo para o Youtube, então seja regular como seria em um blog. Crie conteúdo constantemente para atrair seu público e fazê-lo voltar para ver mais. Isso dará mais sentido às inscrições, para as pessoas seguirem as atualizações do seu canal.

9. Consiga backlinks e embed

As pessoas podem indicar seus vídeo por links diretos em outros lugares, como nas redes sociais, Blogs e sites, além de fóruns e outras redes de troca de informações. Incentive as indicações e permita que seu vídeo seja “incorporado” (embed) em outros lugares para multiplicar suas chances de encontrar espectadores.
Se tem fortes parceiros do seu projeto ou seus vídeos podem ser aproveitados e divulgados em outros blogs, envie seu link para eles. Bons blogs e sites podem conseguir milhares de visualizações para um vídeo.
Lembre-se de usar os agradores de conteúdo e de Links como fonte de tráfego e divulgação.

10. NUNCA compre visualizações

Alguns sites tentam vender visualizações falsas no Youtube e tem gente que cai nesse tipo de situação. A princípio eles conseguem mesmo fazer seus vídeos parecerem que tiveram muitos views, mas logo o Youtube descobre e retirar os dados falsos, além de punir seu canal e poder até cancelar sua inscrição, levando tudo a perder.
Com estes passos suas chances de ter um vídeo muito visualizado é bem maior. Claro que também vai depender da qualidade de seu trabalho e do interesse das pessoas naquilo que você está exibindo. Se realmente for interessante, elas irão divulgar, clicar em “gostei”, entre outras ações.
Tudo é uma soma de fatores e o que estiver sob o seu controle, faça o melhor possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...