Boas notícias rumo à liberdade O/



A greve da Internet vai dando resultados. O Congresso americano adiou a votação sobre o projeto de lei SOPA (Stop Online Piracy Act - lei de combate a pirataria na Internet) por um período indefinido. Especialistas acreditam que o documento em sua forma atual não será aprovado.

As maiores empresas de Internet se posicionaram contra o projeto. A enciclopédia Wikipédia, o website de imagens e fotografias TwitPic, o blog-plataforma WordPress e outros recursos interromperam temporariamente o trabalho em protesto. O fundador e dirigente do Facebook, Mark Zuckerberg pediu aos congressistas que não façam nada precipitadamente e considerem outras maneiras de proteger os titulares de direitos autorais. Comentário do Diretor Executivo do Centro Público Regional para a Tecnologia da Informação, Serguei Plugotarenko:
– Hoje, todos os grandes provedores de conteúdo, todos os principais servidores de hospedagem cooperaram com os detentores de direitos autorais e retiram o conteúdo ilegal. Outra coisa é quando os detentores de direitos autorais nem sempre sabem como usá-lo e dizer que a empresa não quer diálogo e rouba. Nossa posição é diferente - é preciso negociar ao invés de mudar os princípios do funcionamento da Internet, o que é proposto pela lei SOPA.
As manifestações de massa contra a lei não foram em vão, porém os parlamentares deixaram claro que não tencionam renunciar o projeto lei SOPA. Em resposta à greve pelas grandes empresas da Internet o Departamento de Justiça dos EUA fechou o site megaupload.com - uma das cinco maiores sites para o compartilhamento de arquivos na web. A pedido das autoridades dos EUA na Nova Zelândia foram presos quatro funcionários da empresa que era proprietária do site. Eles são acusados de violação de direitos autorais e danos de 500 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...