Você tem fobia social ?


Eai Pessoal ! =D
Tem um bom tempo que não posto no blog e sei que estou em dívida com vocês, porem, recentemente, criei o canal do "Viver no Pecado é a Nova Onda" no youtube e clicando AQUI vocês podem conferir o trabalho que esta se iniciando.
* Só relembrando que o canal esta no início e por enquanto tem pouco conteúdo, mas que em breve será suprido com muita informação interessante, diversão e um toque de luxúria. Aos poucos vou mostrando pra o que vim lá, aguardem...666.

Hoje vou falar um pouco sobre a fobia social. Começo dizendo que ela (a fobia social) não segue um padrão, como por exemplo alguns sintomas de alguma doença física. Existem diferentes níveis de fobia social e sim, há um conjunto de fatores que podem se assemelhar com o que você sente e por eles você pode ser considerado como fóbico.


Encontros sociais, falar em público e começar em novo emprego, por exemplo, são situações em que a timidez costuma falar mais alto naturalmente. Apesar de ser normal sentir-se ansioso e inseguro em lugares e situações como essas, a tendência é que as pessoas vão se familiarizando com o local e, aos poucos, entrosando com outras pessoas e fazendo novas amizades. Contudo, há pessoas que evitam ao extremo esse tipo de situação, talvez passem mal e sentem um desconforto enorme em lugares que precisa se expor. Algumas pessoas chegam a evitar todo e qualquer tipo de contato social, esse comportamento é característico de um distúrbio conhecido popularmente como fobia social, ou transtorno da ansiedade social.


CAUSAS

Como muitos outros problemas relacionados à saúde mental, a fobia social é resultado, provavelmente, de uma complexa interação entre o meio ambiente e genes. As possíveis causas incluem:

Hereditariedade

Os transtornos de ansiedade, entre eles a fobia social, são comuns em pessoas de uma mesma família, mas ainda não está claro se há mesmo uma relação direta entre a genética e esses distúrbios.

Estrutura cerebral

A amídala cerebelosa é uma importante estrutura do cérebro na formação e controle das emoções humanas, entre elas o medo. As pessoas que têm essa estrutura hiperativa podem apresentar maior sensação de ansiedade e insegurança em momentos de socialização.

Meio ambiente

Ao contrário de outras condições de saúde, acredita-se que a fobia social esteja mais relacionada a causas externas do que a causas genéticas. Por isso, é possível afirmar que o transtorno de ansiedade social pode ser um comportamento aprendido ao longo da vida. Além disso, parece haver uma associação entre o distúrbio e a forma como o filho recebeu educação dos pais.


                                          SINTOMAS


Timidez ou sensação de desconforto em certas situações sociais não são necessariamente sinais de transtorno de ansiedade social, principalmente em crianças. A forma como uma pessoa se comporta em determinada situação social depende e varia muito, de acordo com a personalidade e com as experiências de vida. Algumas pessoas são naturalmente reservadas e outras são mais extrovertidos.
Os sintomas da fobia social vão muito além desses sintomas. Além do nervosismo diário, outros sinais do distúrbio incluem medo e ansiedade acentuadas, que afetam diretamente na qualidade de vida da pessoa, comprometendo sua rotina diária, o desempenho no trabalho, na escola e em outras atividades.

Emoção e comportamento

Os principais sinais e sintomas de fobia social, no que diz respeito aos sentimentos e ao comportamento, incluem sensações mais acentuadas, como:
  • Medo de situações em que você pode ser julgado, de interagir com pessoas desconhecidas, de demonstrar sua ansiedade e apreensão em eventos sociais. Medo, também, de sintomas físicos que possam causar constrangimento, como rubor fácil, sudorese, tremores ou voz trêmula
  • Preocupação em passar por situações constrangedores ou humilhantes ou, ainda, em ofender alguém
  • Evitar fazer algumas coisas ou falar com pessoas por medo de constrangimento, evitar situações em que você pode ser o centro das atenções
  • Ansiedade ao esperar por algo, como um evento ou atividade
É comum, também, que as pessoas que sofrem deste transtorno passem algum tempo depois do fim de uma situação social analisando o seu próprio desempenho e procurando identificar falhas em suas interações ou em sua forma de agir e se comportar. Pessoas vítimas de fobia social também tendem a ser muito pessimistas, esperando sempre o pior – principalmente de situações sociais.
Em crianças, os sintomas acima descritos, mas principalmente a ansiedade, podem ser mostrados por choro, “birras” e pelo apego aos pais, às vezes recusando-se a se comunicar durante algum evento social.

Sintomas físicos

Alguns sinais e sintomas físicos podem, por vezes, acompanhar o transtorno de ansiedade social, como:
  • Batimento cardíaco acelerado
  • Dor no estômago ou náuseas
  • Problemas para recuperar o fôlego
  • Tontura ou vertigem
  • Confusão
  • Diarreia
  • Tensão muscular
Além disso, pessoas que sofrem de fobia social tendem a evitar experiências comuns e que fazem parte do cotidiano, mas que, mesmo assim, podem ser difíceis de suportar. Veja exemplos:
  • Usar banheiros públicos
  • Interagir com estranhos
  • Comer na frente dos outros
  • Fazer contato visual
  • Iniciar conversas
  • Namorar
  • Frequentar festas ou reuniões sociais
  • Ir ao trabalho ou à escola
  • Entrar em uma sala em que as pessoas já estão sentadas
Os sintomas do transtorno de ansiedade social podem mudar ao longo do tempo. Eles podem se agravar caso haja forte carga emocional ou de estresse.


FATORES DE RISCO

A fobia social é um dos transtornos mentais mais comuns que existem. Ela geralmente começa da adolescência, mas pode acontecer também em crianças e até mesmo na idade adulta.
Vários fatores podem aumentar o risco de uma pessoa vir a desenvolver esse distúrbio. Veja:

Histórico familiar

Uma pessoa é mais propensa a desenvolver fobia social se a família tiver algum histórico da doença.

Traumas e experiências negativas

Crianças que sofrem provocações, como bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação tendem a ser mais propensas a distúrbios de ansiedade social. Além disso, acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida da criança, como conflitos familiares ou abuso sexual, podem ser associados ao transtorno também.

Temperamento

As crianças mais tímidas e contidas são mais propensas a esse transtorno também, principalmente se elas encontram dificuldade para enfrentar novas situações ou novas pessoas.

Novas demandas sociais ou de trabalho

Conhecer novas pessoas, fazer um discurso em público ou fazer uma importante apresentação de trabalho são alguns exemplos de situações capazes de desencadear sintomas de transtorno de ansiedade social. No entanto, estes sintomas geralmente têm suas raízes na adolescência.
Desfiguração facial ou em outras partes do corpo, gagueira e outras doenças que costumam ser visíveis e notáveis pode aumentar os riscos de uma pessoa vir a desenvolver fobia social.

IMPORTANTE: Se vocês se identificaram com alguns ou todos os sintomas, antes de procurar ajuda médica, faça um teste, clicando AQUI, e veja qual será o resultado.
Só nós podemos saber o que sentimos então não ligue muito para a opinião dos outros e saiba reconhecer as suas necessidades. Se for o caso de procurar ajuda não exite em faze-lo.

Aqui esta um vídeo descontraído que gravei sobre a fobia social, se gostarem, inscrevam-se no canal e deixem dicas nos comentários ou contem suas histórias, pois vou responder a todos com muito carinho e atenção. Be happy and keep strong !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...