Avenida Brasil, uma das melhores novela das 9 dos últimos tempos


Novela Avenida Brasil da Globo, de João Emanuel Carneiro, está bombando com capítulos que estão intrigando, emocionando e divertindo todas as pessoas de todas as idades.
Uma das grandes coisas que gosto nessa novela é apesar de tantos recursos explorados ao longo da história das telenovelas, "Avenida brasil" se mantém de uma bor forma original, pelo menos não usando aquele velho recurso do "quem matou" (ainda) que por sinal já está bem manjado nas novelas do horário nobre da globo.

ENREDO


Primeira fase

1999. Genésio é um viúvo solitário e pai de Rita, uma menina doce e meiga, este, então, casa-se com Carminha, uma mulher humilde e simplória, mas um demônio de ambição e maldade em forma de gente, que com a ajuda de Max, seu amante, aplica um golpe em Genésio, que acaba morrendo atropelado acidentalmente pelo craque de futebol Tufão em plena Avenida Brasil, na zona norte do Rio de Janeiro. Para ficar como única herdeira, Carminha - ainda contando com a ajuda de Max - abandona a enteada em um lixão. Lá, é explorada por Nilo e recebe o afeto de Lucinda.
Batata é um menino de rua que vive num lixão com Lucinda e se apaixona por Rita, que se tornam inseparáveis. Porém ele tem talento por futebol e é descoberto pelo craque Tufão. Nisto, o garoto recebe o nome de Jorginho e acaba por ser adotado pela família de Tufão, graças à Carminha - que está casada com Tufão - ela se afeiçoa ao garoto, tendo um segredo na história (Jorginho é seu filho e de Max, que ela abandonou anos atrás). Rita então perde o amor de infância, e mesmo vivendo outra vida, ela não desiste de se vingar da mulher que destruiu a sua vida, sua casa e sua família. Mais tarde, Rita é adotada por uma família argentina e recebe o nome de Nina, indo morar em Mendoza, na Argentina.


Segunda fase

2012, época atual: Nina cresceu e se torna uma excelente chef de cozinha, na Argentina, ela perde seus pais e resolve voltar ao Brasil para iniciar seu plano de vingança, abandonando seu namorado e suas duas irmãs. Ela conhece Ivana, irmã de Tufão, pela internet e consegue ser contratada pela família deste, assim aproximando-se para vingar-se de Carminha. Carminha agora é uma esposa exemplar casada com Tufão, quem conseguiu separar da cabeleireira Monalisa, o verdadeiro amor de Tufão, uma mulher decidida que junto á sua amiga Olenka dirige um salão de beleza no Divino, bairro do subúrbio carioca no qual Tufão mora em uma enorme mansão. Carminha é uma fingida mãe de família e querida por todos, menos por Monalisa, que a abomina e Jorginho que não gosta da forma como Carminha trata Ágata, uma garota que sofre por estar acima do peso e com as humilhações da mãe, a quem ela tanto admira. Mas a boa pose de Carminha é apenas fachada, chegou à alta sociedade, mas continua com a maldade enraizada, criando situações e, mantendo um caso com Max, hoje casado com a irmã de Tufão, a divertida Ivana, por armação de ambos.
Carminha tem uma forte atração por Jorginho, filho adotivo de Tufão e seu filho biológico, mas nem Jorginho, nem Tufão desconfiam dessa história. Jorginho é noivo de Débora, uma moçoila rica e bem intencionada. Débora, por sua vez, é filha de Cadinho, um executivo que é casado com três mulheres: Verônica, uma mulher fútil e dominadora mãe de Débora, Noêmia, uma mulher culta e moderna, mãe de Tómas, e Aléxia, uma que era mulher rica e se tornou pobre e determinada mãe da jovem Paloma, fruto de uma inseminação artificial com Cadinho, o homem que tanto esperava, tudo isso sem imaginar que o pretendente é casado com mais duas mulheres, no qual, ela descobre tudo. Rita, agora como Nina, passa a conviver com a família de Tufão, porém descobre que Jorginho, filho de Tufão e Carminha, é seu amor de infância, ficando então dividida entre o amor e a vingança contra sua ex-madrasta Carminha.



Cena memorável





Guardado a sete chaves, o castigo que Carminha (Adriana Esteves) impôs à Nina (Débora Falabella) em “Avenida Brasil” já pode entrar para a categoria de cenas icônicas da TV brasileira. Tensa do começo ao fim, a sequência começou com uma discussão em casa e evoluiu para um aterrorizante momento numa cova. Nina foi colocada a sete palmos e sofreu intenso terrorismo psicológico. Teve uma arma apontada para si, levou cuspida na cara e foi humilhada. Ao contrário do que se pode imaginar, no entanto, a experiência só aumentou sua sede de vingança. Os maus tratos a fizeram mais resiliente.
Há que se perceber, no entanto, que Carminha não foi tão extrema quanto se pensava. Ao invés de tentar se livrar da inimiga de uma vez, deu-lhe a chance de começar nova vida. A atitude pode ter surpreendido a muitos. Claro, o argumento de que a novela perderia sua principal trama caso a tortura fosse levada a cabo é válido. Ocorre que parte das pessoas parecia torcer por uma Nina dura de matar, que resistiria até mesmo a ser enterrada viva, como diziam os rumores sobre as cenas secretas.

Carminha (Adriana Esteves), mais diabólica que nunca, poupou a mocinha
O capítulo 102 de “Avenida Brasil”, sim, marca a grande virada da novela. Mais que o anunciado capítulo 100. Foi absolutamente eletrizante e consolida de vez João Emanuel Carneiro como um dramaturgo de grande repertório. A cena bebe e muito no gênero de suspense e terror psicológico do cinema. A princípio, lembra “Kill Bill”, de Quentin Tarantino, mas vai além ao pisar fundo nos momentos de horror. A direção e a fotografia da trama também se mostraram impecáveis. Vale destacar a cena em que Nina, trôpega, acorda debaixo de chuva. E, mais uma vez, Adriana Esteves pôs toda a novela no bolso, ao exagerar nos tons de sua personagem. Sarcástica, Carminha tripudiou e deu as melhores frases.
Uma pena que toda a tensão do começo do capítulo do capítulo tenha sido diluída nos blocos seguintes nos núcleos coadjuvantes. Ainda assim, podem ser destacados momentos de irreverência, como Ivana (Letícia Isnard) e Ágata (Ana Karolina) usando blondor nas pernas e no buço. A partir de agora, a balança de poder se inverte na novela. De posse das provas do caso de Carminha e Max (Marcello Novaes), Nina volta à mansão e transforma a vilã em sua escrava, fazendo até mesmo toda a família Tufão (Murilo Benício) achar que ela enlouqueceu.
Apesar de todo o seu potencial, o capítulo 102 da novela das nove foi exibido num sábado, dia que historicamente registra menores audiências. De acordo com a prévia do Ibope, a trama marcou 35 pontos de média, com pico de 38. Menos que os 40 registrados na quinta-feira (19). No mesmo horário, a Record ficou em segundo lugar, com 5,6, e o SBT em terceiro com 4 pontos. Não cabe comparar os folhetins entre si, mas, de longe, “Avenida Brasil” é a melhor novela das nove dos últimos tempos.


Confira o Vídeo clip da dupla Tom e Arnaldo, cuja musica "Dança com tudo" é o tema de abertura da trama.



E você , para quem torce ? Carminha ou Nina ?

Um comentário:

  1. vc esta ta de sacanagem comigo... a melhor novela de todos tempos? realmente o mundo vai acabar VTNC!

    ResponderExcluir

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...