Como vencer seus medos


Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Em excesso, porém, pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa.
Curar-se do medo é muito mais simples do que se costuma pensar. O método mais comum é o enfrentamento e uso da força de vontade (cara e coragem). Em alguns casos, entretanto, a técnica nem sempre é o melhor caminho a ser percorrido.
No livro  "O Segredo Para Vencer o Medo", da Editora Universo dos Livros, a psicóloga Adriana Araujo, ensina diversas formas de autocura e também truques para usar essas técnicas com outra pessoa.
Confira algumas dicas ; )

1. Visualização

Imagine-se de forma muito nítida enfrentando a situação que lhe causa medo e sentindo-se curado. 

2. Linha do tempo

Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.

3. Foco de atenção

Tenha domínio sobre o foco da sua própria atenção. Escolha para onde você estará olhando, no que estará pensando e em que estará se concentrando. Você passa a ser senhor de si próprio.

4. Escrita

Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel. Isso costuma ajudar a reorganizar a mente também.

5. Dessensibilização

Uma das mais antigas técnicas de tratamento psicológico de cura de fobia, ela é muito usada dentro da abordagem da cognitiva comportamental. A pessoa que sente medo deve ser exposta gradualmente ao objeto fóbico, sempre respeitando o limite desse contato. Em alguns casos, a pessoa pode começar apenas com o contato com uma foto daquilo que se parece extremamente ameaçador.

6. Modelagem

É uma técnica da programação neurolinguística que consiste em observar uma pessoa que é bem sucedida naquilo que você deseja alcançar. Então, se você tem medo de algo, observe como alguém que não tem medo lida com a situação. Como é sua postura corporal? Como é sua respiração? O que a pessoa pensa sobre o tema? Como ela se sente?

7. Diminuindo o dialogo interno

Quem sente medo costuma ter o diálogo interno muito "alto", ou seja, aquela conversa que temos com a gente mesmo que é norma, fica um pouco exacerbada e atrapalha para pensar com coerência. Às vezes esse diálogo pode não ser produtivo, por isso, devemos cuidar do que pensamos.

8. Submodalidades

Quem sente medo costuma descrever a situação muito vivida com cores e ação. Ao mudar esse tipo de procedimento mental, deixando a imagem congelada em preto e branco, pode ajudar a enfrentar aquilo que é negativo.

9. Ancoragem

 É poder "ancorar", guardar um estado emocional desejado para usá-lo quando desejar.   

2 comentários:

  1. Incrivel mesmo. Esse negócio de Dialogo interno eu tenho toda hora , parece que ás vezes eu não controlo minha mente, ela fica conversando comigo , as vezes até me diz o que fazer ...
    Sem mentira nenhuma !! um exemplo
    Meu Ônibus o 685 ás vezes demora muito pra chegar, no caminho até o ponto começa minha mente a fala sem parar comigo mesmo
    ---O ônibus vai demorar, é melhor andar mais rápido,quando você tiver no caminho ele vai passar e você vai perder , corre, corre , anda etc ...ás vezes me dá conselhos,ás vezes me alerta de coisas que eu não sei e ás vezes erra também
    Um dia eu estava no ponto, quando minha mente disse pra mim mesmo ... Conte exatamente 32 carros no trigésimo terceiro o seu ônibus vai passar , e não é que passou mesmo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é incrível mesmo, o bom é saber equilibrar corpo e mente ; )

      Excluir

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...