Em 2004, cientistas da NASA anunciaram que existia uma chance de que Apophis, um asteróide maior que dois campos de futebol, poderia colidir com a Terra em 2029. Após algumas observações adicionais os astrônomos observaram que a chance de o "planeta assassino" atingir a Terra em 2029 era quase zero.
Agora, os relatórios da Rússia dizem que os cientistas estimam que o Apophis irá colidir com a Terra em 13 de abril de 2036 .
"Tecnicamente, eles estão corretos, há uma chance de Apophis atingir a Terra em 2036, no entanto essa possibilidade é apenas de 1 em 250, 000", afirmou Donald Yeomans, diretor do NASA's Near-Earth Object Program Office
De acordo com cientistas russos a previsão é de que em 2029, ao passar muito próximo da Terra, os 400 metros de diâmetro do asteróide irão atravessar uma espécie “buraco de fechadura” gravitacional – uma região específica do espaço na qual o efeito da gravidade da Terra alteraria a trajetória do asteróide, causando a colisão.
O cenário mais provável é este: Apophis irá fazer uma abordagem bastante perto da Terra no final de 2012 e início de 2013, e será amplamente observado com telescópios terrestres ópticos e sistemas de radar. Se realmente sua trajetória representar perigo, a Nasa irá desenvolver um sistema e máquinas necessárias para mudar a órbita do asteróide, diminuindo a probabilidade de uma colisão em 2036 para zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário