Como administrar o seu tempo e concretizar suas metas


Faz um bom tempo que não posto alguma novidade no blog e a verdade é que a dificuldade em administrar o tempo tem se tornado um grande incomodo , caros leitores. O blog tem ganhado um bom número de visitantes e eu pretendo postar e organizar melhor esse espaço, que não é só meu. Muito obrigado pelas visualizações !


Existem momentos na vida que a responsabilidade se torna o elemento chave para a realização de um sonho, concretizar metas e alcançar objetivos mais ousados, eis que nesse momento a disciplina se torna essencial, porém nem todos conseguem obtê-la com facilidade, existem muitas pessoas que assim como eu, tem dificuldade em administrar seu tempo para começar ou se manter fazendo determinado tipo de atividade e esse é um problema do estilo bola de neve, que se tomar uma providência logo, mais e mais situações desastrosas podem ocorrer na sua vida como; trabalhos escolares mal feitos, apresentações precárias no trabalho, falta de tempo para organizar seus objetivos, perda de autoestima por não conseguir lidar com as responsabilidades que a vida impõe no nosso caminho, enfim..., só se tem a perder vivendo de forma desregrada.



Eu tenho muita dificuldade em lidar com rotina, só de pensar na palavra me vem o sinônimo chatisse na cabeça e se você, leitor, se sente assim também bem vindo ao clube, porém há uma grande diferença entre as pessoas, aquelas que observam a situação, se acomodam e acumulam fracassos na vida por conta desse pequeno problema, que se torna algo pior, e indivíduos que agem, assumem que não são perfeitos e correm atrás de uma mudança. Da mesma forma que eu odeio rotina, também odeio ficar estagnado em algo que me prenda na trilha do caminho rumo à realização dos meus sonhos, então venho lutando com esse bichinho chamado preguiça há um tempo para por fim conseguir me adequar a uma rotina que me permita não me sentir tão prese e ao mesmo tempo me mantenha na direção certa até alcançar o alvo.
As pessoas não são iguais e por mais que essa frase pareça clichê, ao falarmos de algo que requer disciplina devemos levar isso em contra para não colocar todas as personalidades que existem dentro de uma caixa de sapatos, como assim sisma em fazer a sociedade, ignorando as diferenças. Whatever..., vou mencionar abaixo os passos que estão me ajudando nessa jornada de auto disciplina para cumprir metas:


Estabeleça suas metas, pois é de suma importância você saber para onde quer ir, quais coisas quer fazer, o que pretende realizar na sua vida, como quer estar daqui há 5 ou 10 anos (caso esteja vivo, *sempre digo isso para mostrar que a vida não é tão estática como pensamos e sim feita de momentos*), porque o tempo passa muito rápido e a gente só se da conta disso quando horas, dias, meses e até anos preciosos foram desperdiçados com vagabundisses e tempo ocioso, só para não arcar com responsabilidades e ficar no comodismo anestesiado pela preguiça e o conforto. Eu te digo hoje, que isso é pura ilusão ! Nada na vida é estável, tudo se transforma e segue uma direção, quer você queira, se dê conta disso ou não, nada permanece no seu estado original, tudo se transforma, se adapta e se você se acomodar em algum lugar, saiba que o mundo passará por cima de você como a Wrecking ball (bola de demolição) da Miley Cyrus.


2 Crie estratégias, como será que posso a cada dia convergir cada vez mais para onde quero chegar ? O que preciso fazer para me libertar desse comodismo que me faz perder tanto tempo ? como posso ? Como fazer ?
Esses questionamentos acima são fundamentais para conseguir traçar o caminho no qual você irá trilhar, quais medidas devo tomar para atingir tal objetivo ? Exemplo: "Quero aprender a falar inglês, mas não tenho dinheiro, será que possuem cursos gratuitos perto ? Posso começar hoje estudando com musicas, vídeos e textos online ! Posso tentar ouvir e traduzir musicas que sempre gostei, mentalmente !". Ainda falando do inglês, embora esse seja só um exemplo, aqui vai uma dica de ouro que acabei de me lembrar, quando for ver alguma série , traduzir musicas na cabeça e etc.., NÃO TRADUZA PARA O PORTUGUÊS ! Simplesmente aceite e entende, porque se não sua mente irá dar um nó, existem frases que o sentido começa do meio, vai pro fim e termina no começo da frase, então saiba o significado, compreenda e não tente traduzir todo tempo, porque lá na frente quando estiver falando com alguém em inglês, você não vai ter tempo de ficar traduzindo tudo na hora, simplesmente saiba o significado e compreenda.
Tenha foco nas suas estratégias, crie essa realidade mentalmente, você fazendo isso.


AJÁ !!!, esse é um dos passos mais importantes, porque diariamente pensamos em fazer algo, a mente está sempre pensando em resolver problemas, criar soluções e na maioria das vezes nos distraímos com outras coisas e não agimos.
Depois de passar pelas etapas 1 e 2, como eu já disse, é hora de AGIR, então, caso você não possa começar a fazer no exato momento que escrever o que você quer e criar na sua mente como faze-lo, estabeleça um prazo limite para cumprir seu objetivo, se dê recompensas caso você consiga e dependendo da gravidade do grau de procrastinação, converse com um parente, conjugue ou amigo para  lembra-lo de que é muito importante você fazer determinada coisa, não adianta tentar nos punirmos, porque por vezes somos demasiado permissivos e isso se tornará um habito só irá te levar pra longe dos seus sonhos. Se for algo íntimo que você não queira dividir com ninguém baixe um programa na internet que te lembre e ponha um prazo para que ele te alerte que você deve fazer aquilo (alguns até desligam o computador), você pode comprar aquelas fitas adesivas e colar onde você fica (O que eu acho um horror, porque depois de um tempo fica aquele enxame de fita adesiva e a pessoa fica parecendo a loka dos recados rs).


Enfim, veja o que funciona para você, todos somos cobertos com essa almofadinha de carne, temos um cérebro que sempre está disposto a resolver problemas (ou cria-los), mas temos nossas particularidades, por isso é importante você saber como funciona, qual mecanismo irá te fazer avançar e sair dessa estagnação na qual se encontra, mas que la no fundo você deseja mais que tudo ser proativo.

Imagine, crie estratégias e ajá, além de agradecer à Deus, Universo, Jeová, sei la, qual for sua crença, até mesmo se for ateu, pensar que bom que consegui isso, aquilo e vou conseguir ainda mais. Você pode ter e ser o que quiser !

 Beijos de Paris, até a próxima ! hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...