Ta chegando a hora .-.



É gente ta chegando a hora dos ruins, bons e excelentes alunos serem distinguidos por esse exame. Veremos o confronto entre o INEP e os pobres alunos, é engraçado como todo o ano acontecem coisas tensas, digo isso porque muitos pensam que é só "estudar, estudar e estudar" e acabam por "morrer na praia", seja por seu psicológico que trai na hora ou por puro azar.

Isso de dizerem que só nerd passa e que é difícil pra caramba é verdade parcialmente, pois já vi gente se matando de estudar durante anos e não obter pontos satisfatórios e outros que não estavam nem ai para estudo obter os pontos e ingressar no ensino superior (é claro que terá dificuldade porque todas as condições avaliadas no exame são pré-requisitos para um bom aluno, mesmo que não seja um CDF).
Se você assim como eu não ta muito nessa nêura mas mesmo assim quer tentar não fazer tão feio na prova aqui vão algumas dicas de como chutar:


1º Dica - Eliminação
Primeiramente o candidato deve verificar se existe alguma questão com uma resposta absurda ou visivelmente errada, pode parecer simples, mas isso aumenta muito a sua probabilidade de acertar. Por exemplo: em uma questão com 5 alternativas, a probabilidade de acerto é de 20%, caso seja eliminado uma alternativa a probabilidade aumenta para 25%.

2º Dica - RepetiçãoVerifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Por exemplo:
A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco
Note que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

3º Dica - SemelhançaGeralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provalmente conterão a alternativa correta. Por exemplo: 
A) 10,8
B) 15,2
C) 15,5D) 18,2
E) 20,5
Nesse caso a alternativa B é semelhente ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

4º Dica - Generalização
Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, aqui vale a máxima que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total.

5º Dica - Distribuição
Essa dica não é tão eficiente quanto as primeiras, mas pode ajudar em alguns casos. Estatísticamente, a banca examinadora tende a distribuir igualmente as respostas conforme a quantidade de alternativas e questões da prova. Por exemplo, se cada questão contém 5 alternativas e a prova contém 50 questões, provavelmente o examinador colocará 10 alternativas A, 10 B, 10 C, 10 D e 10 E. Então, quando for chutar, vale a pena contar quantas respostas já foram assinaladas para cada alternativa, a que tiver menos respostas deve ser o palpite. Mas caso tenha já muitas respostas erradas na prova, essa dica não funcionará bem.

Essas 5 dicas são comprovadamente eficientes, pois quando são aplicadas, aumentam muito a probabilidade de acertos ao invés de chutar sem nenhum critério. As próximas duas dicas não são baseados em fundamentos estatísticos comprovados, mas existem muitos boatos que elas também funcionam:
 
6º Dica - Letra AMuito se diz que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.

7º Dica - Letra CAo contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela, além disso,  os mais religiosos e supersticiosos acreditam que a letra C, por ser a primeira letra de Cristo, pode ajudar a quem precisa e merece.



  

Lembrando que a melhor alternativa é sempre estudar, é claro de uma forma equilibrada.
 Mantenha-se informado dos principais assuntos comentados em jornais e telejornais pois na redação sempre cai temas que estão em integrados em nossa sociedade e que você discuta e busque soluções para tal problema, de uma forma clara e objetiva imprima sua idéia com originalidade, só coloque elementos que conheça e capriche na redação dissertativa-argumentativa deixando sua marca na estória do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEC divulga 1ª chamada do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação irá divulgar hoje, terça-feira (9), o resultado da primeira chamada do Prouni 2022/2. O resultado será disponibiliz...